segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Segredos do tempo



Conheci Lilian e Onofre, casal de meia idade, ela (35) e ele (46), no período em que passei umas férias em Foz de Iguaçu. Major Onofre fora transferido para aquela pequena cidade que faz fronteira com o Paraguay, onde deveria passar alguns anos. Não tinham filhos e moravam em casa oferecida pelo Exército, porém a mulher providenciou algumas reformas. Por exemplo, trocou o chão de porcelanato por tábuas corridas e rebaixou o teto. No inverno, ambos desejavam uma casa mais quentinha.
Numa sexta-feira que não era santa, ao sair do quarto e dirigir-se ao banheiro, Lilian ouviu uma espécie de lamento que vinha do ar. Por pouco não desmaia. Corajosa, porém, tomou banho e preparou-se para dormir. Comentou com o marido o acontecido, oportunidade em que também contou já ter ouvido aquele gemido. Dias após, jogavam uma partida de pif-paf e repentinamente foram crescendo os tristes ruídos.
Entreolharam-se. Ela deu alguns passos rumo à porta da rua. Quis fugir. Emudeceram-se. Onofre levantou-se e pegou seu revólver, mas a mulher indagou se ia atirar contra o vento. Olhou de novo, olhos nos olhos, para sua esposa, sem dizer uma única palavra. Emudeceram-se.
Ela abraçou o marido, como se pudesse evitar que cometesse um desatino. Que nada! Ambos estavam paralisados. Era um choro de mulher, fino e cortante, o qual congelaria qualquer pessoa. Incomum e triste, sobrenatural. Ressoou novamente e o casal percebeu que era uma forte lambada, seguida de triste gemido. Até as madeiras do chão estremeciam.
Abraçados começaram a chorar e nessa hora escutaram as grossas cordas subirem ao teto. Imóveis, repetiam o Pai Nosso, a Ave-Maria e pediram socorro a Deus.
Tudo passou, mas no dia seguinte, ao revelar o drama a um colega, este lhe contou que nenhum oficial que conhecesse o segredo daquela casa aceitaria morar ali. Foi, na época da escravidão, o terreiro de castigos cruéis, das surras que matavam os mais fracos, e ninguém até aquela data pode exterminar os ruídos das chibatadas e os gemidos que invadiam o ar, sempre em certas sextas-feiras.
De imediato, Onofre solicitou transferência de Foz de Iguaçu e foi lotado na cidade de Cáceres, Mato Grosso.
Antes de mudar, Lilian mandou o padre rezar e benzer a casa.
Há segredos infinitos dentro do tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário